terça-feira, 19 de março de 2013

Large hardron Collider (LHC) e o Bóson de Higgs

Na última semana e muitos anos e bilhões de dólares de investimentos depois, foi anunciada e confirmada pelo CERN a descoberta do Bóson de Higgs. Para quem não conhece, o Bóson de Higgs ou Particula de Deus para alguns é uma sub-partícula atômica da classe dos Hardrons, no qual acredita-se ter a responsabilidade de dar "massa" aos blocos de matéria presentes segundos após o Big Bang. Esta confirmação é fenomenal, uma vez que confirma todo pensamento do Dr. Higgs. O Dr. Higgs disse anos atrás que seria possível ter um Campo de Higgs, no qual teria uma partícula associada denominada Bóson de Higgs. 
Este é um avanço enorme para a compreensão de onde viemos, e acima de tudo mostra que estamos pensando no caminho certo!!!!

Como podemos entender que realmente encontramos o Bóson de Higgs (HB). Como dizem, quanto menor a coisa que trabalhamos, maior o equipamento, e neste caso, precisamos do poderoso Large Hadron Collider (LHC). O LHC é o maior acelerador de partículas já criado pelo homem tendo 27 Km de circunferência e ficando nos limites de Genebra na Suíça. Ele foi criado na verdade para vários trabalhos, porém 2 na verdade se destacam:


1° - Observar ou não a presença do Bóson de Higgs, o que confirmaria a existência do Campo de Higgs, que é o responsável por dar massa aos blocos fundamentais.

2° - Testar a teoria do multiverso juntamente com a teoria das cordas (que explicarei detalhadamente em outro post). Lembrando que essa 2a questão foi levantada pelo grande Albert Einstein, e mesmo ele, não conseguiu respondê-la.
Mas voltando a 1a questão do LHC, anteriormente, o acelerador de partículas mais utilizado ela o Tevatron que fica nas estepes americanas. Porém o poder do Tevatron não era suficiente para fragmentar prótons de modo que fosse possível observar o bóson de higgs. Para este fim o LHC foi criado, e de maneira esplêndida conseguiu determiná-lo. Como podemos ver o HB em um modelo de fragmentação? O HB é uma subparticula muito e muito pesada, e existem regras na mecânica quântica que garante sua instabilidade. Por isso, milésimos de segundos após sua formação ele é "quebrado" em partículas menores. Então se observássemos a presença destas duas subparticulas menores, em repetições de fragmentação em alta energia, garantiríamos a presença do HB.Parabéns CERN e Dr. Higgs por sua brilhante dedução!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário