quinta-feira, 28 de março de 2013

Bates Motel e Psycho (Psicose) - Alfred Hitchcock



Bom, não poderia deixar de vim aqui e comentar sobre esta, que provavelmente será uma das obras-primas do cenário americano de séries, Bates Motel. A série é produzida pelo canal estadunidense A&E com parceria da Universal TV e se trata de um prelúdio ao filme Psycho (1960) de Alfred Hitchcock (No Brasil, Psicose).




  
Sir Alfred Hitchcock
Antes de entrar em detalhe sobre o filme e consequentemente à série, devemos saber que Sir Alfred Joseph Hitchcock, não foi apenas um cineasta, mas foi um mestre do cinema. Assim como Edgar Allan Poe mudou a literatura voltada ao terror/loucura, Hitchcock foi um artesão em criar filmes de suspense que serviram de molde e divisor de águas da história da cinematografia moderna. Hitchcock nasceu em Leytonstone, Londres em 13 de agosto de 1899 e faleceu em 29 de abril de 1980 em Bel Air, Los Angeles.
Se fosse discutir toda suas obras, não sairíamos hoje, portanto focarei apenas em Psycho. O filme foi produzido em 1960, e atual é considerado como o 11° melhor filme de todos os tempos e o melhor filme do gênero horror. O filme foi produzido com base em um livro de Robert Block. Uma história interessante foi que Hitchcock utilizando um pseudônimo, comprou todas as copias disponíveis no mercado do livro de Bloch, para que ninguém conhecesse o final do livro.

O filme custou aproximadamente 800 mil dólares e faturou cerca de 59 milhões de dólares, sendo um dos filmes com maiores índices de aprovação.

  O filme começa com quando Marion Crane (Janet Leigh), após dar um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária no qual trabalha, foge e acaba encontrando o Motel Bates e resolve se hospedar. No motel ela é recepcionada por Norman Bates (Anthony Perkins), um rapaz tímido e estranho com um relacionamento de submissão à sua mãe. Muitas coisas ocorrem durante a história (não cabe contar para não fazer spoilers). Norman é um rapaz que teve uma infância bastante difícil e sua mãe não ajudou, uma vez que o auxiliava na criação de uma personalidade doentia e psicótica. Porém o que houve na sua infância, e como houve, não são revelados no filme. O filme foi indicado ao Oscar em 1961 nas categorias de melhor atriz coadjuvante, melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor direção. Venceu o Globo de Ouro (1961) e recebeu o Prêmio Edgar (1961) nas categorias melhor atriz coadjuvante e melhor filme, respectivamente.
Bom, voltando à série Bates Motel. A trama visa contar como Norman Bates (Freddie Highmore) desenvolveu seu lado sombrio e psicótico durante sua adolescência, e mostrar como sua mãe Norma (Vera Farmiga) influenciou o desenvolvimento desta condição que tornou Norman o mais conhecido maníaco da história cinematográfica. A série estreou dia 18 de março e já recebeu uma encomenda de dez episódios para a primeira temporada, tendo Carlton Cuse e Kerry Ehrin como produtores-executivos e Anthony Cipriano como roteirista.


Norman Bates por Anthony Perkins (adulto) e Freddie Highmore (adolescente) 




Bom, assisti os episódios que saíram até o momento, queria ter postado antes. A série está espetacular, simplesmente maravilhosa. Para quem gosta do gênero, irá ter um prato cheio de história, trama, fotografia e atuação excepcional dos atores. É possível perceber claramente a mudança da personalidade ocorrendo singelamente nos personagens principais e como o menino Norman apresenta um relacionamento doentio com sua mãe Norma. Aos que não conhecem o gênero, assistam, tenho certeza que vão gostar e começar a se interessar por este tipo de história.
É bom ver o cenário americano atual, no qual, algumas séries estão baseando em histórias já conhecidas. Outro exemplo que tem ganhado muitos adeptos, é The following, no qual usa como referência as obras de Edgar Allan Poe. Porém este seriado merece um tópico só para ele. Posteriormente será feito.

 
Norman e Norma Bates

Bom pessoal, era isso que queria passar sobre esta série, espero que gostem e acompanhem. Curtam e aproveitem!!!







2 comentários:

  1. Psicose é sensacional, mais uma vez não sabia da série, essa postagem me vez querer ver o filme novamente rs.
    Estou lendo O perfume de Patrick Süskind, Grenouille o personagem é tão ''bom'' quanto Norman, claro personagens totalmente diferentes porém personalidades intrigantes.
    conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi novamente o filme antes de fazer o post, e a série está fantástica, 4 episódios até o momento. Espero que esteja acompanhando. Bom saber, vou ler este livro! Ainda não conheço.

      Obrigado Vicky!!!

      Excluir